Frank Arthur Marshall - O Pai de nossos mistérios


Infelizmente, muito pouco é encontrado na literatura da Ordem DeMolay sobre este homem brilhante que foi o tio Frank Arthur Marshall. Apesar de o tio Frank Shermann Land ter sua grandiosa importância, não acreditamos que de para se qualificar qual dos dois tios foram mais importantes para a Ordem DeMolay.
Com exceção do Ritual de Investidura de Chevalier, todos os outros rituais da Ordem DeMolay foram escritos pelo tio Frank Arthur Marshall, com tamanha profundidade esotérica que assusta por vezes todos aqueles que se dediquem a entender o caráter simbólico da Ordem DeMolay, questionando até mesmo se é correto entregar rituais tão sagrados nas mãos de jovens.
O Tio Marshall nasceu em Leavenworth, Kansas, em 13 de novembro de 1865, quando esta comunidade era um dos postos de fronteira o oeste dos Estados Unidos e onde passavam viajantes, soldados, índios, e todos aqueles que procuravam novas Terras no fértil, porém árido solo onde viviam Búfalos e os “Peles Vermelhas”.
Desde cedo Marshall tinha um forte gosto por estudos e leituras, lhe interessando qualquer matéria da cultura geral, às vezes deixando de brincar para estudar, por gosto.
Durante a Faculdade, Marshall demonstrou sua capacidade de escrever e, depois de formado foi trabalhar para o Leavenworth Timers, trabalhando como repórter. Em 1891 começou a trabalhar no Kansas City Journal, onde permaneceu por 37 anos.
Ao longo do tempo Marhsall trabalhou como repórter, redator, dramaturgo, crítico de artes e música, editor municipal, e por mais de 20 anos foi Editor Chefe do Jornal.
Muito cedo em sua vida tornou-se maçom, condição que manteve até sua morte. Foi iniciado em uma Loja Simbólica em Nova Iorque, trabalhando no Rito de York e freqüentando o Rito Escocês. Era membro de diversas ordens paramaçônicas, sendo Shiriner e participando da Organização da “Ordem das Estrelas do Oriente”, ordem para senhoras.
Por ser seu amigo e por conhecer a capacidade do tio Marshall, o tio Land lhe entregou a missão de criar a estrutura ritual da Ordem DeMolay. Tio Marshall faleceu 12 anos mais tarde, e nestes doze anos criou o que é o Simbolismo da Ordem DeMolay. No dia 17 de março de 1931, Frank Marshall estava em Washington para uma reunião do Supremo Conselho da Ordem DeMolay e recebeu homenagem do Presidente Herbert Hoover. Quando o Presidente foi cumprimentá-lo ele levou as mãos ao peito e caiu ao chão, e no dia 24 de março de 1931 passou para o Oriente Eterno, aos 65 anos de idade.
A morte de Frank Marshall foi dolorosa para o tio Land, pois tinham trabalhado juntos durante os doze anos da Ordem DeMolay e tinham visto seus sonhos transformarem-se em realidade. Land dizia que: “sinto me perdido sem ele – como muitos outros deviam sentir o mesmo. Ele representava uma parte da minha vida, quase um pai para mim. Eu nunca o esquecerei, a Ordem DeMolay, também, jamais o esquecerá.”
A história do Ritual DeMolay nas próprias palavras de Tio Marshall:
“Eu sou perguntado freqüentemente, ‘Como você fez para escrever o Ritual DeMolay?’ Os fatos simples podem ser ditos brevemente. Eu escrevi isto porque o Irmão Frank S. Land me pediu que fizesse, e porque Deus Todo-Poderoso, quem eu tenho agradecido em meu coração mil vezes, me deu o impulso para responder a esta oportunidade que o pedido envolveu”.   “Mas, atrás dos fatos simples, há outros que poderiam ser de interesse para os milhares de DeMolays para quem meu nome signifique algo menos que nada, e a Ordem e seu ritual significa tudo”.
“Eu soube do Irmão Land quando – quer dizer ele era um membro sério e dedicado da Loja Ivanhoe N.º. 446 A.F. da Cidade de Kansas, e proprietário de um negócio profano. Eu conheci sua amizade quando fiz trabalho ritualístico em Ivanhoé, sendo cimentada pela nossa associação”. “Em seguida fui me familiarizando com o Irmão Land, ele deixou seu negócio privado para se tornar o secretário do Rito Escocês. Nossas relações pessoais ficaram íntimas por associação na linha Oficial do Conselho DeMolay, Cavaleiro Kadosh e em outros Corpos do Rito Escocês do Vale da Cidade de Kansas.”
A contribuição de Frank Marshall para a Ordem DeMolay será lembrada para sempre, por todo o seu trabalho e dedicação, e o seu espírito permanecerão sempre vivo dentro da Ordem, através dos rituais repletos de amor e sabedoria que ele nos deixou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas Notícias



Abraços, Arauto Online